Prefeitos debatem planos de saneamento durante reunião em Glória de Dourados

By | 14 de março de 2014

O prefeito de Glória de Dourados, Arceno Athas Júnior, presidente do Cideco (Consórcio Intermunicipal do Desenvolvimento da Colônia), juntamente com os prefeitos Júnior Vasconcelos, de Fátima do Sul, Arilson Targino, de Jateí, Hélio Sato, de Vicentina e os representantes dos demais prefeitos que fazem parte do consórcio, Luiz Viana, de Deodápolis, Leandro da Silva, de Douradina, Claudir Brunetto, de Nova Alvorada do Sul, se reuniram em Glória de Dourados, no Salão de Múltiplo Uso, para discutir o PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico).

O gerente de desenvolvimento e modernização do IMASUL (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Lorivaldo Antônio de Paula e a equipe técnica da Empresa Optimale, que estão elaborando o Plano Municipal de Saneamento Básico dos municípios consorciados, principalmente os planos de Glória de Dourados, Deodápolis e Novo Horizonte do Sul, falaram sobre a continuidade e procedimentos a serem tomados nas elaborações dos seus respectivos planos.

Lorivaldo Antônio de Paula falou sobre o prazo para a desativação dos lixões, bem como, as licenças para elaboração de PRAD (Projeto de Recuperação de Área Degradada) e o prazo para que os municípios concluam seus aterros sanitários, além das licenças para que os aterros possam entrar em operações. Paula disse que “é importante avaliar as áreas para a implantação de aterros sanitários”. Ele esclareceu também sobre a importância da gestão dos resíduos, coleta seletiva de lixo, catadores e destinação final.

Lorivaldo Antônio falou do custo da gestão de resíduos dos municípios e mencionou diversos itens contidos na Lei nº 12.305/2010, que trata sobre a cobrança do serviço de coleta de resíduos sólidos. Lorivaldo afirmou que é “necessário que se cobre por este serviço, de acordo com a lei, caso contrário os prefeitos podem ser penalizados pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), por renúncia de receita. Portanto, é necessário proceder a um levantamento sobre os custos com tais serviços”.

O arquiteto e urbanista da Empresa Optimale, Eymard Ferreira, descreveu sobre os Planos de Saneamento Básico dos municípios consorciados.