Consórcio amplia potencial realizador dos municípios, diz Felipe Orro

By | 18 de junho de 2013

Associados em consórcios públicos, os municípios amplificam o poder realizador, podem comprar mais a preços menores, atrair mais recursos, e consequentemente fazer mais e melhor em favor da população. A avaliação é do deputado estadual Felipe Orro (PDT), durante palestra realizada nesta segunda-feira (18) na Câmara Municipal de Itaporã. Felipe Orro foi convidado pelo presidente da Câmara de Itaporã, vereador Adriano Martins dos Santos, organizador do evento Consórcios Públicos que reuniu prefeitos, vereadores e gestores públicos de diversos municípios da região.

Itaporã planeja se unir ao Cideco (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Colônia),  composto pelos municípios de Jateí, Vicentina, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Fátima do Sul, Deodápolis, Angélica e Glória de Dourados. O prefeito de Glória de Dourados, Arceno Athas (PSB) e presidente do Cideco, falou sobre as vantagens que têm os municípios consorciados e apontou que o futuro é o fortalecimento dos consórcios públicos na medida em que as prefeituras abarcam cada vez mais responsabilidades.

O deputado Felipe Orro também reiterou que as cidades só têm a ganhar com os consórcios públicos. “Se o município quer participar de uma compra de merenda escolar, por exemplo, pode fazer em consórcio. O preço cai porque o volume da compra é maior. Se não quer, pode fazer sozinho, não há problema algum. Então o município nunca perde”, frisou.

Também palestraram no evento o gerente de Desenvolvimento e Modernização do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Lourival de Paula; o superintendente de Pesca do Imasul, Luiz Davi Figueiró; e o prefeito de Anastácio e presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Douglas Figueiredo.